Menu principal
 

Informações Gerais

Denominação do Curso: Curso Superior de Licenciatura em Matemática
Titulação: Licenciado em Matemática
Modalidade: Ensino presencial
Turno: Noturno
Períodos: 8 semestres (4 anos)
Carga horária total: 2.835 horas
Atividades acadêmicas: 1.965  horas
Estágio: 420 horas
Atividades complementares: 210 horas
Forma de Ingresso: ENEM
Número de vagas: 50 vagas anuais
Tempo de Integralização: Mínimo de 8 semestres.

Apresentação

O curso possibilita aos seus egressos um vasto campo de atuação profissional, com trabalhos como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; editoras ou órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Ao mesmo tempo, o licenciado poderá atuar em espaços de educação não-formal, como feiras de divulgação científica e museus; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Atuação Profissional

O curso tem como meta oferecer aos seus alunos, para que estes tenham uma formação integra na área de Licenciatura em Matemática e que consigam atuar profissionalmente, os seguintes pontos:

  • Garantir uma sólida formação de conteúdos matemáticos com domínio nas principais áreas da Matemática, formação pedagógica de qualidade necessária ao exercício do magistério e uma formação que possibilite a vivência crítica da realidade do ensino em sua região, dando-lhe condições de experimentar propostas interdisciplinares com seus alunos;
  • Preparar um profissional capaz de atuar como sujeito histórico na leitura e na produção de significados aos conceitos matemáticos, na resolução de problemas de seu cotidiano e na inserção da Matemática em outras áreas do conhecimento a ela relacionada possibilitando uma leitura contextualizada de sua realidade social;
  • Fornecer uma nova linguagem para o entendimento do mundo físico, permitindo o emprego do conhecimento matemático nas mais diversas áreas profissionais;
  • Construir espaços de formação inicial e continuada de professores com linhas de pesquisa na formação docente e interação com as escolas de educação básica locais;
  • Compreender que os conteúdos de Matemática são inteirados às teorias existentes e relacioná-los com o cotidiano;
  • Evidenciar a educação científica em todas as atividades relacionado-a com o avanço tecnológico e suas relações sociais;
  • Propor atividades, do contexto curricular de Matemática, que proporcionem a vivência do método científico, desenvolvendo habilidades de investigação e senso crítico do aluno;
  • Vivenciar atividades com metodologia diversificada que expressem a melhoria da qualidade de ensino;
  • Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
  • Desenvolver habilidades científicas básicas através da confecção de equipamentos para laboratório com materiais alternativos e a elaboração de conceitos científicos básicos;
  • Analisar, selecionar e produzir material didático-pedagógico.